sábado, 4 de fevereiro de 2012

As Sete Maravilhas do Mundo !!

É  as sete maravilhas do mundo são uma das curiosidades mais bacanas que existe na minha opinião =D
As Sete Maravilhas do Mundo Antigo foram fixadas para sempre e foram construções gigantescas feita pelo homem na antiguidade, mas existe também algumas listas das sete maravilhas do mundo moderno porém nenhuma delas é definitiva devido a inúmeros feitos grandiosos da humanidade que fica difícil listar apenas sete.

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo eram : a Grande Pirâmide de Quéops ( em Gizé ), os Jardins Suspensos da Babilônia, o Templo de Ártemis (Diana), em Éfeso, o Mausoléu de Halicarnasso, o Colosso de Rodes, a estátua de Zeus, em Olímpia, e o Farol de Alexandria. Só a Grande pirâmide de Quéops resiste até hoje praticamente intacta !

1. A Grande Pirâmide : é o maior tumulo já construído, feito para o faraó egípcio Khufu (2898-2875 a.C.), da 4ª dinastia, porém é mais conhecida como Quéops, a forma grega do seu nome.
É a maior das três grandes pirâmides de Gizé, perto do Cairo, as outras eram para os faraós Menkaure e Khafre. A grande piramide de Quéops foi a maior e mais alta estrutura do Mundo por mais de 4 mil anos !! Embora a pedra da ponta tenha desaparecido misteriosamente, a construção deveria alcançar 146,5 metros de altura ! Essa magnifica estrutura é praticamente perfeita, a base é um quadrado perfeito; cada lado da base tem 231 metros de comprimento e se inclinação de 51 graus e 51 minutos; além de ser composta de 2 milhões de blocos de pedras pesando duas toneladas cada um e se encaixam tão bem que não passa nem uma lâmina de faca entre elas !!!


2. Templo de Ártemis (Diana) :  construído para a deusa grega da caça e protetora dos animais selvagens, foi o maior templo do mundo antigo. Localizado em Éfeso, atual Turquia, o templo foi construído em 550 a.C. pelo arquitetocretense Quersifrão e por seu filhoMetagenes. Após concluído virou atração turística com visitantes de diversos lugares entregando oferendas, e foi destruído em 356 a.C. por Heróstrato, que acreditava que destruindo o templo de Ártemis teria seu nome espalhado por todo o mundo. Sabendo disso, os habitantes da cidade não revelaram seu nome, só conhecido graças ao historiador StraboAlexandre ofereceu-se para restaurar o templo, mas ele começou a ser reconstruído só em 323 a.C.ano da morte do macedônio. Mesmo assim, em 262 d.C., ele foi novamente destruído, desta vez por um ataque dos godos. Com a conversão dos cidadãos da região e do mundo ao cristianismo, o templo foi perdendo importância e veio abaixo em 401 d.C; e hoje existe apenas um pilar da construção original em suas ruínas.

3. Os Jardins Suspensos da Babilônia : uma das menos conhecidas pois encontram-se poucos relatos e nenhum sitio arqueológico foi encontrado com vestígios do monumento. Foram construídos numa região onde hoje fica o Iraque, ás margens do rio Eufrates. Foram um presente do rei Nabucodonosor para a rainha entre os séculos VII e VI a.C. Eles ficaram famosos pelos complicados sistemas hidráulicos usados para erguer milhares de litros de aguá do rio.Os jardins, na verdade, eram seis montanhas artificiais feitas de tijolos de barro cozido, com terraços sobrepostos onde foram plantadas árvores e flores. Calcula-se que estivessem apoiados em colunas cuja altura variava de 25 a 100 metros. Para se chegar aos terraços subia-se por uma escada de mármore; entre as folhagens havia mesas e fontes.
4.  O Mausoléu de Halicarnasso : foi um gigantesco túmulo construído pela Artemísia II para seu irmão e marido, o rei Mausolo da Pércia. De Mausolo vem a palavra "mausoléu", que significa um túmulo grande e enfeitado.
5. A Estátua de Zeus : foi construída no século V a.C. por Fídias, em homenagem ao rei dos deuses gregos — Zeus. A estátua, construída em ouro e marfim e decorada com pedras preciosas, possuía 12 metros de altura .A estátua era de madeira folheada a ouro nas roupas e coberta com placas de marfim na pele. Na mão direita ficava a figura alada da deusa Nice (a deusa da vitória) feita em marfim e ouro e na esquerda ele segurava um cetro de ouro com uma águia pousada na ponta. Calígula, imperador romano, tentou trasferi lá para Roma mas os andaimes desmoronaram com o peso. Mais tarde, a estátua foi removida para Constantinopla e lá ficou até ser destruída pelo fogo.
6. O Colosso de Rodes : era uma estátua do deus grego Hélio, sua construção demorou 12 anos  a tinha mais de 30 metros de altura e setenta toneladas de bronze, de modo que qualquer barco que adentrasse a ilha passaria entre suas pernas, que possuía um  em cada margem do canal que levava ao porto. Na sua mãodireita havia um farol que guiava as embarcações à noite. Era uma estátua tão imponente que um homem de estatura normal não conseguia abraçar o seu polegar. Foi construída para comemorar a retirada das tropas macedônias que tentavam conquistar a ilha, e o material utilizado para sua confecção foram armas abandonadas pelos macedônios no lugar. Apesar de imponente, ficou em pé durante apenas 55 anos, sendo abalada por um terremoto que a jogou no fundo da baíaPtolomeu III se ofereceu para reconstruí-la, mas os habitantes da ilha recusaram por achar que haviam ofendido Hélios. E no fundo do marainda era tão impressionante que muitos viajaram para vê-la lá em baixo, onde foi esquecida até a chegada dos árabes, que a venderam como sucata.
7. O Farol de Alexandria : foi construido pelo arquiteto Sóstrato de Cnido para o rei grego-egípcio Ptolomeu Filadelfo (285-247 a.C). Quando Júlio César chegou a Alexandria, deve ter passado pela grande torre da ilha de Faros. Dizem que a sua luz era visível no mar a 55 quilômetros de distância. Não sabemos a altura exata, mas para lançar luz que seja visível a esta distância deveria ter entre 121 e 182 metros de altura. Era tão famoso que, até hoje, usamos a palavra "farol", que tem como origem o nome da ilha Faros (em grego Pháros), para designar esse tipo de construção.




Como vocês podem ver, até as maiores maravilhas podem se perder pela passagem dos milênios mas talvez a verdadeira maravilha seja o fato de terem sido construída na nossa busca constante por  algo maior do que nós mesmos ! 



Maravilhas modernas

O site Hillman Wonders elaborou uma lista com as 100 maravilhas do mundo. As sete primeiras foram:[4]
  • Grande Muralha da China
  • Taj Mahal, na Índia
  • Cristo Redentor, no Brasil
  • Migração do Serengueti, na Tanzânia
  • Ilhas Galápagos, próximas à costa do Equador
  • Grand Canyon, nos EUA
  • Machu Picchu, no Peru
Sociedade Americana de Engenheiros Civis chegou a compilar uma lista de maravilhas do mundo moderno, e obteve maior aceitação:
  • Eurotúnel, ligação entre França e Inglaterra
  • Torre CN, no Canadá
  • Empire State Building, em Nova York, nos EUA
  • Ponte Golden Gate, em São Francisco (CA), nos EUA
  • Usina Hidrelétrica de Itaipu, entre Brasil e Paraguai
  • Diques de Marés,que liga a Holanda do Norte e a Frísia,nos Países Baixos
  • Canal do Panamá, no istmo do Panamá.

    Maravilhas naturais

  • Cataratas do Iguaçu, no Brasil e Argentina;
  • Grand Canyon, nos EUA;
  • Grande Barreira de Coral, na Austrália;
  • Baía de Guanabara, no Rio de JaneiroBrasil;
  • Monte Everest, na divisa entre Nepal e China;
  • Aurora boreal, na região polar do planeta;
  • Vulcão Paricutín, no México;
  • Cataratas Vitória (Victoria Falls), entre Zâmbia e Zimbábue.

    Maravilhas subaquáticas

  • Palau
  • Barreira de coral de Belize
  • Grande Barreira de Coral
  • Erupções subaquáticas
  • Ilhas Galápagos
  • Lago Baikal
  • Corais do Mar Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário